domingo, 21 de fevereiro de 2010

Crise econômica ou humana???

Crise econômica ou humana???



Vivemos em dias de crise, isso é fato.

Basta ligar a TV e vêm notícias de demissões; empresas fechando, e olha que são grandes empresas, até multinacionais. Todos apreensivos e o Governo buscando dar o suporte adequado ao Mercado e a População. O país , reduzindo alguns impostos para dar uma injecção de ânimo ao Mercado.

Mas o que é a crise??? Como ela surgiu???? O que devemos fazer??? Estas perguntas devemos fazer a analistas econômicos, talvez só eles consigam responder.

Penso que a crise é uma reflexão de uma outra bem mais antiga, "a crise social". Percebemos que ainda vivemos em um mundo que busca apenas o material. Onde pessoas buscam mais , infligindo perdas a outros.

Se temos problemas com os lucros, basta mandarmos funcionários embora. Como disse, um professor meu em uma palestra na Faculdade. Pobre mortal, mandando pessoas embora, você aumenta o número de mão-de-obra parada, aumenta o deficit social , estes e suas famílias deixam de comprar alguns itens, que por fim, acarreta nesta mesma empresa que o mandou embora, com a diminuição do consumo e do lucro.

Esta crise veio para demonstrar que o Capitalismo da forma que é, se torna inadequado, pois aumenta a divisão de classes, prejudica o meio ambiente, aumenta a violência na sociedade, enfraquece o estado e entra em crise. É o Capitalismo devorando a si mesmo.

Agora é o momento de adequarmos este modelo, prevendo o respeito ao meio ambiente, mesmo que só por necessidade, já que parte de nossos empresários não vêm desta forma. Pensarmos em uma melhor distribuição de renda em nosso mundo , pais, estado e município.

O fomento a retomada da participação popular, nas associações, ong's, forúns e sindicatos. Enfim, movimentos populares. A retomada de discussões sérias sobre economia e o social, meio ambiente e desenvolvimento, geração de trabalho, renda e desemprego, desenvolvimento social e inclusão social.

Estamos em um momento oportuno para discutirmos a pauta para nação, estado e município, claro, com maioria de agentes sociais. Buscando o entendimento e o fortalecimento da democracia participativa.

Como em um momento deste, tão oportuno a discutirmos e também propormos ações ao Estado, nos foge o conhecimento de movimentações macros com o intuito apartidario de fortalecermos contra a crise? E mais, devemos trazer de volta os movimentos sociais à agendas municipais, estaduais e Federais.

A nossa participação e formação de novos líderes, vindo dos movimentos populares, pode ser uma saída para discutirmos propostas como a Reforma Política. Debatermos e apresentarmos propostas, sempre lembrando de cobrar de nossos representantes; e da aprovação de projetos de lei para a Sociedade.

A crise se instalou temporariamente, trouxe consigo o medo, desemprego, quebras de empresas e demais problemas sociais.

Devemos buscar o debate , mas também a discussão de como todos nós estamos respeitando nosso irmão.

O respeito aos Direitos Humanos, ainda com muitas dificuldades neste ambiente macro / micro; a igualdade racial; a diversidade; a cultura; a família e aos amigos.

A crise está ai, pois a muito tempo desrespeitamos o próximo, excluindo o do desenvolvimento , trazendo para este o subdesenvolvimento, o desemprego, a fome e o preconceito. Isto, em prol do poder , dinheiro, ganância, ego, do individualismo.

Sabemos que existem vários empresários sérios, que buscam o desenvolvimento com ética, participação do colaborador interno, enfim que respeita os seus representantes.

Então vamos colocar em pauta a discussão de um mundo, país, estado, município com maior desenvolvimento social, ambiental , maior inclusão, respeito ao próximo ( como a si mesmo ) e guiados por Deus.





Um grande abraço,





Marco Cavalcante