quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Apple defende decisão de retirar selo de sustentabilidade de seus produtos Novo MacBook Pro com tela Retina já não tem certificação da Ferramenta de Avaliação Ambiental para Produtos Eletrônicos

Apple defende decisão de retirar selo de sustentabilidade de seus produtos Novo MacBook Pro com tela Retina já não tem certificação da Ferramenta de Avaliação Ambiental para Produtos Eletrônicos

Estado de Minas
Publicação: 11/07/2012 10:53 Atualização: 11/07/2012 15:53

 (REUTERS/Robert Galbraith )

A Apple se pronunciou nesta terça-feira em defesa da decisão de retirar seus produtos do programa de classificação da Ferramenta de Avaliação Ambiental para Produtos Eletrônicos (Epeat, na sigla em inglês), observando que é preciso uma "abordagem abrangente" para tornar os produtos ambientalmente responsáveis.

A Apple, que se orgulhava de ser uma empresa de equipamentos verdes e recebia a certificação máxima do órgão desde 2007, solicitou a retirada do selo de todos os seus 39 computadores, monitores e laptops.

A alegação, segundo Robert Frissbee, presidente da Epeat, é de que a “direção do design” na empresa não era mais consistente com as exigências. “Eles eram parceiros importantes, e estamos decepcionados que não queiram mais seus produtos medidos por este padrão”, afirmou o dirigente ao Wall Street Journal.

Epeat
O objetivo da Ferramenta de Avaliação Ambiental para Produtos Eletrônicos é reduzir o impacto negativo da fabricação de eletrônicos, com regras relacionadas ao meio ambiente, envolvendo duração do produto, materiais tóxicos e facilidade em reciclar, por exemplo.

O novo MacBook Pro com tela Retina já não tem certificação Epeat, e especialistas indicam que um dos motivos é a dificuldade de desmontagem do produto para fins de reciclagem.

"A Apple tem uma abordagem abrangente para medir o impacto ambiental e todos os nossos produtos atendem aos mais rigorosos padrões de eficiência energética apoiados pelo governo dos EUA", disse Kristin Huguet, porta-voz da empresa. "Nós também divulgamos as emissões de gases referentes a cada item em nosso site, e a linha da Apple é superior em outras importantes áreas ambientais não mensuradas pela Epeat”, declarou.

No passado, a Apple foi uma das empresas que ajudou a desenvolver o padrão Epeat. Em seu site oficial, o órgão disse que a certificação é uma chance de mostrar e validar iniciativas verdes de design, produção mais limpa e serviços de apoio ao cliente. “Mas Epeat é mais do que simplesmente uma avaliação de produto - é também um esforço da comunidade para definir e manter as melhores práticas em sustentabilidade ambiental para a eletrônica”.

No comunicado, a Epeat disse ainda “lamentar que a Apple tenha deixado de registrar seus produtos”. “Esperamos que eles decidam fazê-lo novamente em algum momento no futuro”, conclui o órgão de certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário